Ainda é muito cedo para recomendar um expresso antes de ir para o ginásio, mas este estudo sugere que cafeína pode ajudar a reduzir a dor pós-treino que desencoraja algumas pessoas de se exercitarem.
O principal autor Victor Maridakis, pesquisador do departamento de Cinesiologia na faculdade de UGA da Educação, disse que os resultados podem ser particularmente relevantes para os mais principiantes que estão a iniciar ou a reiniciar um regime de exercícios, pois tendem a sofrer mais dor.
E afirmou:Maridakis e seus colegas investigaram nove estudantes do sexo feminino que não eram consumidoras regulares de cafeína e não praticavam exercício de forma habitual. No primeiro e segundo dia após uma sessão de exercício que provocou níveis de dores moderada, os voluntários consumiram cafeína ou um placebo e realizaram dois diferentes de exercícios para os quadriceps (um direccionado para produzir uma força máxima, e outro destinado a gerar uma força sub-máxima. Aqueles que consumiram cafeína uma hora antes do teste de força máxima tiveram uma redução de 48 por cento do nível de dor, em comparação com o grupo placebo, enquanto os que tomaram cafeína antes do teste sub-máximo obtiveram uma redução de 26 por cento do nível de dor.Se pudermos utilizar a cafeína para reduzir a dor pós-treino, isso poderá facilitar a transição da primeira semana e assim aumentar as probabilidades de adesão a um programa de exercícios.
A cafeína é bastante conhecida por aumentar a vigilância e resistência, e um estudo de 2003 conduzido pelo professor Patrick O’Connor UGA constatou que a cafeína reduz a dor nas coxas durante a prática de ciclismo a intensidade moderada. O’Connor, que, juntamente com os professores Kevin McCully e o falecido Gary Dudley co-autor do estudo, explicou que a cafeína provavelmente funciona através do bloqueio dos receptores de adenosina, uma substância química libertada em resposta à inflamação.
Apesar dos resultados positivos do estudo, os pesquisadores afirmam que existem algumas ressalvas. Em primeiro lugar, os resultados podem não ser aplicáveis aos consumidores regulares de cafeína, pois podem ser menos sensíveis aos efeitos da cafeína. Os pesquisadores escolheram estudar as mulheres para obter uma resposta definitiva pelo menos em relação a um sexo, mas os homens podem responder de forma diferente à cafeína. E o pequeno número de nove voluntários da amostra, significa que o estudo deverá ser replicado com um estudo maior.O’Connor disse que, apesar destas limitações, a cafeína parece ser mais eficaz no alívio da dor pós-treino muscular do que vários fármacos comummente usados. Estudos anteriores mostraram que o analgésico naproxeno, causou uma redução de 30 por cento do nível de dor. A aspirina causou uma redução de 25 por cento, e o ibuprofeno produziu resultados inconsistentes.
O’Connor afirmou…Ainda assim, os investigadores recomendam que as pessoas tenha cuidado ao usar cafeína antes do treino. Para algumas pessoas, muita cafeína pode produzir efeitos colaterais como tremores, palpitações cardíacas e distúrbios do sono.Muitas vezes o que as pessoas usam para aliviar dor muscular é a aspirina ou ibuprofeno, mas a cafeína parece funcionar melhor do que essas drogas, pelo menos entre as mulheres cujo consumo diário de cafeína é baixo.
Os investigadores concluíram:
A cafeína pode reduzir a dor, mas você tem que aplicar algum senso comum e não exagerar.Fonte
0 comentários:
Postar um comentário