14/05/2011

Segredos do Fisiculturismo: Desidratação para o Campeonato


Destaco que isso é um relato informativo, não me responsabilizo pelo uso indevido de tais informações.

Desidratação:

O que tem que ser feito na desidratação é minimizar a quantidade de liquido subcutâneo e tentar não retirar o liquido intracelular, pois o corpo é inteligente e logo pode regular a bomba de sódio potássio, e se você desidratar demais e passar do ponto o corpo vai retirar liquido intracelular e o atleta pode reter liquido de forma subcutânea e embassar e ao mesmo tempo perder densidade muscular. O grande mistério é o quanto antes devo cortar a água? Alguns alegam 24 horas, outros dizem 12 e outros atletas preferem nem desidratar para não arriscar.

Meu nome é Sergio Coitinho (não confundir com o Sheman hehe), sou formado em Educação Física e fisiculturista, e vou escrever uma série de artigos pra vocês, chamada “Segredos do fisiculturismo”, onde relato um pouco das estratégias do esporte, esses artigos são relatos pessoais, o primeiro deles falo um pouco da Desidratação para o dia da apresentação no campeonato. Acredito que todos já sabem que a água é muito importante ao processo de hipertrofia e saúde e essa estratégia só vale especificamente para quem compete no fisiculturismo e somente na apresentação do campeonato.

No meu caso eu arrisquei este ano e me dei mal. Vou colocar a minha desidratação como relato.
Tem desidratação com agua normal, com agua destilada tb. Já fiz com destilada, em uma das vezes deu certo, na outra errei, então resolvi fazer com água normal.

Dia 1 – 6 litros de água
Dia 2 – 5 litros de água
Dia 3 – 4 litros de água
Dia 4 – 3 litros de água
Dia 5 – 2 litros de água e bebi só até as 19:00 horas, pois as 19 horas do dia seguinte seria a competição.
Dia “D” – Dia da competição

Outro detalhe: quinta feira eu aumentei a ingestão de carboidratos, na sexta feira um pouco mais e no sábado mais ainda, pois o carbo ajuda a levar líquido para dentro da célula. Cada molécula de carbo precisa de 3 moléculas de água para entrar na célula, ou seja, melhora mais ainda a definição e densidade muscular.


Para radicalizar mais ainda tomei 1 tablete de potássio 4 horas antes da competição, pois o potássio puxa água para dentro da célula, tem gente q usa sal, mas já usei e não deu certo, porque o sal faz o oposto do potássio, ele puxa liquido para fora da célula.

Então o que deu errado na minha desidratação? Se um dia antes eu estava bem vascularizado e denso e fibrado.
Simples, eu exagerei, passei do ponto e meu corpo não tolerou tamanha loucura, ele regulou a bomba se sódio potássio e comecei a perder liquido intracelular para o meio extracelular. Fiquei bem até a parte da manhã, a medida que as horas passavam eu via minha pele se tornar uma borracha.
Fazer o que? Treinar novamente aperfeiçoar o que precisa e não desidratar na próxima vez ou no máximo ficar entre 10 e 12 horas sem água.

4 comentários:

Legal cara,to pesquisando sobre isso e fazendo uns testes comigo pra ver qual é.Sempre olhando pros 2 lados antes de atravessar lógico.Até atingir um ponto legal.Pois para campeonatos realmente na pode errar. Boa informação! Visite meu blog: zenbaptista.blogspot.com
abraço e sucesso

Muito obrigada pelas informações, porém o corpo da mulher é totalmente diferente....gostaria de saber se o processo é mesmo?

Valeu mesmo, me ajudo muito.

Ótimo amigo, vc só não explicou se nessa semana vc corta o carbo antes também ????

Postar um comentário

Online Users
Central Blogs
Top Sports blogs

Redes Sociais

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites