31 de mai. de 2011

Os BCAA´s continuam a ser úteis


Se você perguntar a nutricionista que não se exercitam, eles provavelmente irão dizer-lhe que os BCAA's não são úteis para atletas de força. Dirão que, desde que consuma bastante proteína o valor acrescentado de um punhado de cápsulas de aminoácidos durante os treinos é de zero, zero. Mas nós encontramos um estudo antigo que conta uma história diferente.

O estudo foi publicado em 2000 na revista “Current Therapeutic Research”, e não segue os padrões da Investigação Terapêutica Corrente das revistas e jornais revistos. O artigo não diz em que momento do dia é que os voluntários os suplementos de aminoácidos e de proteína. Durante o dia? Durante uma refeição? Antes do treino? E depois? Nós não sabemos

, embora o artigo dê a entender que os indivíduos tomaram os BCAAs durante o treino.

Apesar desta ressalva, ainda vale a pena ler a pesquisa de Carlon Colker - não só porque os indivíduos que participaram no teste eram atletas de força com bastante experiência, mas também porque o estudo responde a uma pergunta que muitos atletas de força têm colocado: se já uso suplementos de proteína, faz algum sentido tomar BCAAs ou um suplemento semelhante de aminoácidos ácido, durante um treino ?


Metade dos indivíduos deste estudo ingeriram diariamente um batido de proteína contendo 30 g de concentrado de whey (soro de leite) e 10 g de isolado de whey [Grupo 1]. A outra metade recebeu um batido idêntico todos os dias, excepto que continha mais 5 g de L-glutamina e 3 g de BCAAs [Grupo 2]. Imediatamente após a ingestão do batido, realizaram os seus treinos, e continuaram esse padrão durante dez semanas.

Durante as 10 semanas os pesquisadores mediram a força muscular dos seus voluntários, colocando-os a fazer o supino com o seu próprio peso e a prensa de perna com o dobro do seu peso corporal. Os pesquisadores contaram o número de repetições que os voluntários do teste conseguiram realizar.

No final da experiência, os indivíduos do grupo da proteína conseguiram fazer mais 2 repetições no supino, e os voluntários do grupo da proteína + aminoácidos conseguiram fazer mais 8 repetições. Na prensa de pernas, os indivíduos do grupo da proteína foram capazes de executar mais 5 repetições, e os voluntários do outro grupo conseguiram realizar mais 9 repetições.

Ao final das 10 semanas, a massa corporal magra no grupo de proteína teve um aumento de 500 g, e no grupo de proteína + aminoácidos aumentou em 1,5 kg.

Incluindo a proteína do batido, os voluntários consumiram 2,1 g de proteína por quilo de peso corporal por dia. Nada mau para um atleta de força. No entanto, a suplementação adicional de 3 g de BCAAs e 5 g de glutamina fez toda a diferença.

Dos aminoácidos, parece que os BCAAs podem desempenhar um papel. Existem muitos estudos sobre os efeitos positivos dos BCAAs nos atletas.

Um co-autor do estudo, na época da experiência trabalhava para a Peak Wellness, uma empresa que presta assessoria em matéria de saúde, suplementos, dietas e treino. Colker, o primeiro autor do estudo, entrou para a essa mesma empresa pouco depois da finalização deste estudo.

FONTE

0 comentários:

Postar um comentário

Online Users
Central Blogs
Top Sports blogs

Redes Sociais

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites