19 de mai de 2011

O efeito anabólico da água no treino de musculação


Os atletas de musculação crescem mais rapidamente depois dos treinos, se tiverem água suficiente nos seus corpos. A desidratação, ou hipohidratação como os cientistas lhe chamam, reduz a produção natural de hormonas anabólicas após o treino de força e estimula a produção de hormonas catabólicas. Os cientistas de desporto da Universidade do Estado da Califórnia escreveram sobre o fenómeno no “Journal of Applied Physiology”.

Se você perder vários pontos percentuais do seu peso corporal através de desidratação a qualidade de uma sessão de treino de força irá diminuir. Além disso, estudos com atletas de resistência, mostram que a desidratação aumenta a síntese de cortisol a seguir ao treino

Por fim, as células de gordura que têm uma boa reserva de água, podem libertar os seus ácidos gordos mais facilmente na circulação sanguínea e as células musculares catabolizam menos proteína, se estiverem bem hidratadas. Por isso poderíamos afirmar que a água é um anabolizante.

A investigação da Cal State reforça aquilo que já sabíamos acerca da importância da hidratação para atletas de musculação. Os pesquisadores colocaram 7 culturistas no mesmo programa de treino 3 vezes: agachamento com 80 do peso com o qual conseguiriam realizar apenas uma repetição.

Numa ocasião, os indivíduos tinham uma quantidade de líquido adequada nos seus organismos [da UE], noutra ocasião eles perderam 2,5 por cento do seu peso em resultado da desidratação [HY25] e numa terceira ocasião, tinham perdido 5 por cento do seu peso corporal através da desidratação HY50

Após o treino os pesquisadores mediram a quantidade de hormonas anabólicas e catabólicas do sangue dos indivíduos. Eles observaram que a desidratação provocou um pico extra-elevado de cortisol após o treino e uma mais reduzida libertação de testosterona e hormona de crescimento mas não significativa. (Os pesquisadores da Universidade do Estado de Pennsylvania, que repetiram a experiência em 2009, usando menos leucina, não observaram nenhuma mudança

Os investigadores concluíram

Estes dados demonstram que o estado de hidratação do corpo é uma consideração importante a ter em conta na modulação da resposta hormonal e metabólica ao treino de musculação.


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