22 de mai. de 2011

O agachamento não trabalha os adutores


Se a sua saúde lombar assim o permitir, o agachamento é um excelente exercício. Mas seja qual for a posição ou estilo utilizado, não irá desenvolver os seus adutores. Esta foi a conclusão a que chegaram cientistas desportivos da universidade do Rio De Janeiro, num estudo que irá aparecer em breve no jornal “Strength and Conditioning Research”. Ainda bem que a indústria do fitness inventou as máquinas para adutores.

Em 1999, cientistas desportivos publicaram um estudo [1] em que se tornou evidente que os agachamentos não estimulam os músculos adutores. Mas entre os instrutores de musculação graduados em “Bro-Science”, o que se diz é que o agachamento executado com as pernas bastantes afastadas, também irá trabalhar os seus adutores.

O estudo de 1999 na verdade sugere que esta versão estimula mais os glúteos e femorais, mas não tem efeito nos adutores, os complexos músculos que podem ver abaixo.



Os brasileiros repetiram o estudo. Colocaram estudantes que praticavam musculação de forma regular, a executar o agachamento com um peso com o qual conseguiam fazer 10 repetições. Os investigadores ligaram eléctrodos aos adutores dos voluntários [HA] e aos seus músculos dos quadriceps, recto femoral [RF] de forma a conseguirem medir a força da contracção que os músculos aplicaram.

Os voluntários realizaram o agachamento com os pés próximos um do outro [H0], com os pés afastados à largura dos ombros [H30] e com os pés ainda mais afastados que a largura dos ombros [H50].

A tabela abaixo mostra a actividade eléctrica originada pelos músculos durante o movimento concêntrico. A 2ª tabela mais abaixo mostra as mesmas medidas, mas para o movimento excêntrico.


A posição dos pés acabou por não ter importância. Não importa a posição onde coloca os pés, o estimulo para os quadriceps e adutores continua a ser o mesmo. E em todos os casos, no que diz respeito aos agachamentos, o estimulo para os adutores é apenas uma fracção do estímulo para os quadriceps.

O estudo brasileiro não só nos proporciona bons motivos para não evitarmos a máquina de adutores, como também nos demonstra a importância de executar o agachamento com a forma correcta, descendo o tronco o suficiente até que a parte superior das pernas estejam paralelas ao chão. Executar o agachamento desta forma, é, provavelmente, três vezes mais eficiente do que executar o agachamento de forma parcial.

0 comentários:

Postar um comentário

Online Users
Central Blogs
Top Sports blogs

Redes Sociais

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites