20 de mai de 2011

Colesterol e ovos Quantos ovos posso ingerir por dia


Você ingere 40 ovos por semana. 5 a 6 ovos por dia ao pequeno almoço. Come-os juntamente com vegetais, gosta realmente deles e sente-se cheio de energia no ginásio cada vez que começa o seu dia com uma omelete.

Mas toda a gente lhe diz que você é doido por comer tantos ovos. Dizem-lhe que os ovos não são saudáveis porque estão cheios de colesterol. Irá bloquear as suas artérias e morrer se continuar assim. Parece-lhe familiar? Verdade ou mito? Vamos ver.

Porque motivo as pessoas dizem que os ovos não são saudáveis. O ovo contém quantidades elevadas de colesterol. 1 ovo grande contém cerca de 200 mg de colesterol e 5 gramas de gordura. Quase metade dessa gordura é gordura saturada.

A lógica é que, dado que os ovos contêm muito colesterol, um consumo elevado de ovos irá elevar os seus níveis sanguíneos de colesterol. Portanto, se retirar os ovos da sua dieta, o nível de colesterol do sangue irá diminuir. No entanto, não é assim que o organismo funciona.

Factos acerca do colesterol. Pode encontrar estudos que mostram que, níveis elevados de colesterol nos fazem viver mais tempo e nos torna mais imunes as infecções e doenças do que se tivermos níveis baixos de colesterol. Mais factos:

seu corpo produz colesterol. O seu fígado produz 3-6x mais colesterol do que aquele que conseguiria ingerir através dos ovos e outros produtos de origem animal.
O colesterol é vital para o seu organismo. Necessita dele para a produção de hormonas esteróides como a testosterona e para desenvolver e reparar células.

O colesterol da dieta não está ligado ao colesterol do sangue. Não existe relação entre a ingestão de colesterol, gordura saturada e níveis elevados de colesterol no sangue.

Benefícios do consumo da gema de ovo.Ingerir a gema, facilita a sua vida, dado que não tem de separar a gema de clara de cada vez que quiser comer ovos. Ingerir a gema também é um hábito saudável por 3 razões:

Mais vitaminas: A gema está cheia de vitaminas A,D,E. A vitamina D é especialmente importante, já que a grande maioria das pessoas são deficientes em vitamina D.
O dobro da proteína:Ingerir o ovo completo duplica a quantidade de proteína que obteria se ingerisse apenas a clara: A gema contém metade da proteína do ovo.
Proteína com valor biológico mais elevado: o ovo completo contém proteína com um bv de 100, enquanto que a clara de ovo chega apenas aos 88.88 de bv.

Aumento dos níveis de testosterona: O colesterol e a gordura saturada, aumentam a produção de testosterona. O ovo contém ambos em grandes quantidades.

Como fazer para se proteger das doenças cardíacas. Esta é a maior preocupação que as pessoas têm em relação ao colesterol. Aqui estão algumas coisas que pode fazer.

Perder gordura. As pessoas com níveis de colesterol alto, têm, normalmente, uma quantidade excessiva de gordura corporal

Fazer exercício.Isto irá ajudá-lo a perder gordura e a melhorar a sua saúde.
Alimentar-se de forma saudável.Acabe com a comida de plástico, refrigerantes, gorduras artificiais em forma trans e com os açucares refinados. Aplique as 8 regras da nutrição.
Ingirir antioxidantes.Como as bagas e chá verde. Os antioxidantes mantêm o seu LDL a agir de forma normal, prevenindo assim bloqueios nas artérias.

O stress pode afectar de forma negativa os seus níveis de colesterol. Descontraia, faça pausas, pratique exercício, desenvolva pensamentos positivos, …
Evite os fármacos e drogas. As drogas que reduzem os níveis de colesterol são prejudiciais para o fígado a longo prazo e ineficaz, se não se alimentar de forma saudável, praticar exercício e perder gordura.

e tentou as sugestões acima e ainda assim os seus níveis de colesterol não melhoraram, estão talvez faça parte de uma minoria da população que está geneticamente predisposta a ter níveis de colesterol elevados.

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