2 de abr. de 2011

Saiba mais sobre a cafeína




A cafeína pode ser considerada um dos estimulantes mais consumidos no mundo. Em sua composição, existem substâncias que, se tomadas em grandes quantidades e com freqüência, estimulam o sistema nervoso, produzindo um estado de alerta. A cafeína aumenta a energia e agilidade do corpo, ajuda no aumento da concentração, melhoria do humor, reduz a fadiga, auxilia na queima de gordura e reduz a percepção de esforço, possibilitando um melhor desempenho físico. Ela é encontrada em uma grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate, é possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores de apetite. O valor nutricional da cafeína está ligado apenas ao efeito excitante.

A cafeína tem sido muito usada pelos praticantes de atividades físicas.
Atletas de todos os portes participaram de testes para avaliar a cafeína como um realçador de desempenho e resistência. Os testes mostraram que a ingestão de 330 mg (ou 5 mg por quilo de peso corporal) 30 minuto antes dos treinos, resultou em mais resistência, menos esforço, redução de fadiga, e recuperação muscular mais rápida.
Mega doses, contudo, não são a resposta certa. Muitos grupos, incluindo o Comitê Olímpico Internacional, proíbe doses muito altas, eles definem em 600mg a dose máxima por dia.
As mulheres grávidas devem ser ainda mais conservadoras com a sua ingestão. A recomendação é que a cafeína não seja consumida por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades.
A moderação em todos os produtos contendo cafeína é a regra básica para os atributos positivos sem os efeitos indesejáveis ??de tomar muito.

Em medicina, a cafeína tem sido usada emergencialmente para excitar padrões deprimidos de respiração e até como terapêutica auxiliar no tratamento de dores de cabeça.

É importante lembrar que a cafeína não apresenta valor nutricional, sendo considerada apenas um estimulante.

A cafeína é mais eficaz quando consumida num estado anidro, isto é, quando a sua composição tem pouca ou nenhuma quantidade de água. Pode ser encontrada em forma de cápsula ou comprimido.

0 comentários:

Postar um comentário

Online Users
Central Blogs
Top Sports blogs

Redes Sociais

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites